Olá, lindinhos! Como todos já sabem, ando com preguicite de cozinhar. Mas sempre abro uma exceção quando a minha mãe, que ama meus quitutes, me obriga pede gentilmente! kkkk
Neste domingo fomos de espaguete à bolonhesa! Um prato tão simples, mas tão gostoso e tão... 'cara de domingo'!
Vi esta receita no quitandoca, e desde então, ela tornou-se a minha preferida. A receita é do livro "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica", da Marcella Hazan. Super indico!
Mais uma vez, peço desculpa pela qualidade da foto. Tirei rapidinho com o celular, pois todos já estavam à mesa... reclamando! rs
Vamos à receita?
Antes de começar a receita a autora passa algumas dicas ótimas!
- Para fazer um moho ainda mais saboroso devemos adicionar sal na carne asim que ela começar a saltear, pois ajuda a carne a liberar seus sucos.
- Cozinhar a carne no leite antes de adicionar vinho e tomate protege contra acidez dos ingredientes.
- Utilizar uma panela que retenha calor.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo (usei azeite)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara de cebola picada (usei 1 inteira)
- 2/3 xícara de salsão picado (omiti)
- 2/3 xícara de cenoura (omiti)
- 350g de carne moída (usei uns 800gr)
- sal a gosto
- pimenta a gosto (usei calabresa e pimenta do reino)
- 1 xícara de leite integral
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 1/2 xícara de tomate em lata (aquele Italiano, sabe? Sem peles! Usei 2 latas)
-Acrescentei lata de extrato de tomate
-Acrescentei um pouco de molho inglês
Coloque o azeite, manteiga e cebola na panela e ligue o fogo médio. Salteie a cebola até ficar transparente, adicione a cenoura e salsão e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo bem. Adicione a carne com uma boa pitada de sal e pimenta. Espalhe a carne e mexa até que ela perca o vermelho de carne crua. Coloque o leite e deixe cozinhar em fogo baixo até evaporar completamente! Adicione uma pitadinha de noz moscada. Chegou a hora do vinho, coloque a xícara e deixe cozinhar até secar. Coloque os tomates e mexa muito bem, deixe o gás super baixo e cozinhe com panela destampada. Enquanto o molho cozinha (beeeem lentamente) é bem possível que a água seque e a gordura começar a separar da carne, vá adicionando água sempre que necessário. No final deve sobrar pouca água. Experimente sempre, corrija o sal, acerte a pimenta e se quiser acrescente outros temperos de sua preferência.
Achei esta foto a cara de domingo! Eles comeram do meu espaguete... e bateu a leseira! kkk :)
Uma beijoca,
Dani
3 comentários:
Hummmm... Amooooo espaguete à bolonhesa !!!
Vou fazer esta receita, com certeza!! Rsrsrs
Beijoss
Dani, nem acreditei q tem post novo, rs! Êbaaa!Faz jejum de chá de sumiço!!! :-) Deus te abençoe poderosamente. E ah, eu amo molho bolonhesa até com legumes, vou fazer sua receita top na sexta a noite e me deliciar com massa fresca. Thanks!!
Huuumm que delícia!
Danielle, estamos formando um Clube do livro Cristão, se quiser participar e puder, ficarei muito feliz. Vou te deixar o link para vc saber mais:
http://www.pitadasdilu.com.br/2012/07/convite-para-clube-do-livro-cristao.html
Bjos, Lú.
Postar um comentário