Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

9º DIA- Soja ao molho de creme de leite (de soja) e milho

*Jejum de Daniel
Nove dias abrindo mão daquilo que nos é prazeroso, para buscarmos o alimento que vem do Senhor! Não há prazer maior do que isso...  A bíblia fala que até o nosso desejo de adorá-Lo vem de Deus... Então se chegamos até aqui é porque Ele tem derramado graça sobre as nossas vidas. Deus tem nos ajudado, animado e fortalecido! Como não GRITARRRRRRR que Deus é Maravilhoso?

Hoje fiz um pseudo estrogonofe. Digo pseudo porque ficou um pouco sem molho, mas ficou muito gostoso. Foi a sogra do meu irmão quem me deu a receita. E me deu algumas dicas valiosas também...espiem só...

Para umas 7 pessoas.
Eu fiz assim:
Hidratei 1 saquinho de soja graúda de acordo com a embalagem. DICA: Enquanto a soja estava de molho, temperei a sua água com 2 limões, bastante alho amassado +sal, cebola e pimenta. Assim o tempero penetra dentro da ração (sim, soja tem gosto de ração. Deus é mais! kkk ). Deixei la por um bom tempo amolecendo e pegando gosto.
Enquanto isso, fui refogar o milho. Usei 4 espigas de milho. Numa panela, com um pouquinho de óleo + manteiga, refoguei bastante alho ( muito mesmo) e cebola. Somei o milho e deixei refogar um pouco. (coloquei um pouquinho d'água... próxima vez vou colocar mais, para ficar com mais molho).
Voltando pra soja... Tirei o excesso de água  e refoguei com mais alho, cebola  e colorau (tenho usado muito tempero pra dar mais gosto à essa coisa!). Somei um pouquinho de pimentão amarelo, muita cebolinha e pimenta calabresa. Juntei o milho e por último, uma caixinha de creme de leite. Ficou muito bom!

Servi com batata palha e com salada!

Coloquei a salada na saladeira luxo que ganhei da minha querida e amada amiga Kiki! Minhas amigas me mimam, falem aí?! rs :)

Folhas, cebola, palmito, tomante seco caseiro (já ensinei--> aqui), brócoli, tomate e mini pepino

Ah quero agradecer pelos recadinhos e receitas. Vou responder a todos viu?! Amo vocês!

Um bjo über especial,
Dani!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

8º DIA- Sopa de legumes e farofa de quiabo com jiló! ;)

*Jejum de Daniel
Oi meus lindinhos! Hoje completamos 8 dias de jejum! Que privilégio! Só tenho a agradecer a Deus pelo Seu cuidado... Ele tem nos ajudado e fortalecido! Glória a Deus!!!!!

O cardápio de hoje foi sopa! Sopa e farofa de quiabo com jiló! Eu sei que não tem nada a ver um com outro, mas meu pai queria, há algum tempo, comer a sua farofinha preferida. E não, gente, não torça o nariz e nem faça cara de nojinho! Farofa de quiabo, jiló e ovo (que não foi na farofa hoje, claro!) é o que há! Só comendo pra ver!

Apesar de ter ficado muito gostosa, não dá... eu não consigo gostar de sopa!

Sopa de legumes:
Para 6 pessoas

  • 1 bandeja de abóbora 
  • 5 batatas 
  • 1 chuchu
  • 2 cenouras
  • 1 abobrinha
  • Alho
  • Cebola
  • Pimenta calabresa
  • 1 folha de loro
Cortei todos os legumes. Numa panela de pressão, com um pouco de óleo, refoguei bastante alho e cebola. Coloquei os legumes, um pouco de pimenta e refoguei mais um pouco. Cobri os legumes com água, somei 1 folha de loro, tampei a panela e deixei cozinhar até os legumes ficarem macios. Alguns vão derreter... assim fica um caldo mais grossinho.



Farofa de quiabo e jiló
Cortei uns 5 jilós em quadradinhos e uns 10 quiabos em rodelinhas.
Refoguei, num pouquinho de óleo, alho+sal e bastante cebola e somei o quiabo e jiló. Deixei refogar e por último, coloquei farinha temperada com pimenta. 
Pode colocar ovo tbm, mas devido ao jejum não coloquei! 

Gente preciso que vocês me mandem sugestões... a criatividade já esta acabando! rs 
O que vocês têm feito de diferente? Deixem a receita nos comentários! 
A família Rodrigues agradece

Bjo e fiquem com Ele! SEMPREEEEEE!
Dani!


domingo, 27 de novembro de 2011

7º DIA- Sanduíche de Tapioca/Beiju com hambúrguer de soja

*Jejum de Daniel
Domingo de muita preguiça por aqui. Nada de coisas elaboradas... só uns sanduíches de beiju como quebra-galho!
A ideia de juntar o beiju com o hambúrguer veio da tia Lígia, eu só dei uma incrementadinha com tomate, alface e pimenta. Fica uma delícia e pode ser feito com uma infinidade de coisas.... basta usar a criatividade!


Fiz o beiju bem fininho. Passei manteiga, coloquei o recheio, temperei com sal e pimenta e fechei com cuidado.


Santa ideia.... brigada, tia Lígia!

Um bjo e ótimo domingo a todos.
Dani

sábado, 26 de novembro de 2011

6º DIA-Escondidinho de batata e carne de...... soja!!! :)

*Jejum de Daniel
Olá pessoas queridas! Confesso que hoje eu estava com preguiça de cozinhar e postar! Me bateu um mal estar! Mas amém... sigo firme e forte! 

Fiz a mesma carne de ontem, só complementei com alho poró e batata. Juntei tudo e fiz um escondidinho muito gostoso! 



Cozinhei as batatas em água salgada. Escorri, amassei e temperei com : 
Amassei 2 dentes de alho e levei ao fogo com umas 3 colheres de manteiga becel. Refoguei, joguei sobre a batata, acrescentei cebolinha e misturei bem. Não usei leite, pois não queria a consistência de purê.
Untei a forma com manteiga e forrei com um pouquinho de batata.


Fiz a mesma carne de ontem, só acrescentei mais pimentão e pimenta . Joguei sobre a batata. Poderia ter colocado milho também, mas nem lembrei.... próxima vez!!


Refoguei a couve com alho + sal, cebola e alho poró. Joguei sobre a carne.


Cobri com a resto da batata, pincelei com manteiga  e levei ao forno preaquecido até dourar.


Tinha que ter ficado mais tempo no forno, mas o meu irmão tinha que sair.


Eu gostei muito... e tenho certeza de que vai ter repeteco, pois o meu povo também gostou! Pra vocês terem uma ideia, o meu irmão, que ruim de garfo, repetiu e "rerepetiu"!!!!!!! :)


"A recompensa do Senhor é maior do que qualquer refeição que poderíamos comer. Não troque seu propósito por um prato." Pr. Fadi Faraj

Um xero...
Dani

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ainda 5º DIA- Creme de milho

*Jejum de Daniel
Que tal um creminho de milho pra alegrar a noite?! :) Minha mãe estava com muita vontade de comer, então o seu pedido foi uma ordem! =P Mesmo com as modificações que tive de fazer devido ao jejum, ficou uma delícia. Comi até!


Vou passar a receita na íntegra e as modificações entre parênteses. Geralmente faço pra umas 6/7 pessoas. Hj fiz só p/ 3.
Você vai precisar de:

  • 6 espigas de milho (usei 3)
  • 1 cebola bem picadinha (usei meia)
  • 2 colheres de sopa de manteiga (usei 1 colher de manteiga becel)
  • 1 caldo knorr de galinha (Não usei devido ao jejum)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida num pouquinho de leite se necessário (Também não usei)
  • 1 litro de leite (usei meio litro de leite de soja)
  • 1 caixinha de creme de leite (Usei meia caixinha de creme de leite de soja)
  • Sal a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto


Coloquei um pouco de pimenta moída na hora por cima,

Como fazer:
Separe uma xícara de milho (vai ser refogado pra deixar o creme caroçodinho) e bata o resto com o leite no liquidificador)
Coe só a metade. O "sumo"  da outra metade vai servir pra deixar o creme mais grossinho. Hoje não coei porque, como não podia usar farinha de trigo, tinha que usar  esse sumo pra engrossá-lo. 
Na panela em que o creme vai ser feito, refogue  a cebola, (hoje coloquei um pouquinho de alho + sal batido pra dar mais gosto), o caldo knorr (não usei), a pimenta e os caroços de milho que estava reservados (Use a manteiga para isso). Adicione a mistura que foi batida do liquificador e mexa até engrossar.Se depois de cozido, ainda estiver mole coloque a farinha de trigo dissolvida num pouquinho de leite. Mexa para ela cozinhar. (Hoje não usei.) Por último, coloque o creme de leite e desligue o fogo. 



Um bjo, meus amores!

5º DIA- Carne de soja com couve, salada de legumes e manjericão, tofu assado, batata sauté e suco de limão com capim santo!! Ufa :)

*Jejum de Daniel
Olá companheiros de jejum e do blog! Estamos no 5º dia e tudo o que tenho a dizer é que Deus e a batata, rs têm me ajudado. Não vou dizer que tem sido fácil, que tenho comido com a boca cheia, mas quando penso que o alimento físico não é o que vai me satisfazer e sim o que vem do céu, o jejum deixa de ser um sacrifício e torna-se um privilégio. AINDA QUE eu sinta fome, ainda que eu tenha que comer batata todo dia, rs, TODAVIA, eu me alegrarei no Senhor e prosseguirei para o alvo! GLÓRIA A DEUS!

Eu gostei a comida de hoje... estava tudo muito gostoso!

CARNE DE SOJA COM COUVE 



Hoje fiz assim: (dicas da irmã Geilza)
Antes de hidratar a soja, temperei com sal. Hidratei conforme a embalagem e escorri bem. 
Refoguei 3 dentes grandes de alho amassados num pouco de óleo, juntei a carne e refoguei como nunca, :) atéeeeeeee ficar bem douradinha... Aí fui juntando os temperos. Primeiro, 1 cebola pequena picada e deixei dourar. Aí, coloquei um pouco de cominho, pimenta do reino, um pouquinho de orégano(bem pouco), meio pimentão vermelho picado, alguns tomates cereja picados e acertei o sal. Deixei refogando por alguns minutos mais (queria ela bem dourada mesmo) e por último, tive a ideia de juntar a couve, que eu ja tinha refogado com alho amassado + sal e cebola em outra panela. Foi o que eu mais gostei até hoje!

SALADA DE LEGUMES COM TOMATE SECO E MANJERICÃO 


Essa salada DELICIOSA já apareceu aqui no blog antes. Olha a receita--> AQUI
Alterações devido ao jejum:
Coloquei o tomate seco que preparei em casa. Olha--> AQUI. Achei bem mais gostoso.... esses tomatinhos são incríveis.
No lugar do tempero pronto (AMI), coloquei alho amassado com sal. 
Saladinha deliciosa...


TOFU ASSADO EM VINAGRETE DE ALHO-TOMILHO


Tofu é um bicho RUIM! Caramba, que trem mais sem graça e RUIM! Comprei e fiquei pensando no que poderia fazer pra deixá-lo mais comível... procurei e achei essa receita. Não vou falar que ficou "Noooooosssa", que eu vou fazer toda semana... mas até que ficou gostoso. Os temperos deram um gostinho gostoso. Passou no meu controle de qualidade! rs

INGREDIENTES:
  • 450g de tofu fatiado (fatias de 1,5cm)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (NÃO USEI)
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 colher de chá de tomilho fresco ( tô amando tomilho)
  • 1 colher de chá de sal (ou mais se preferir)
  • 2 folhas de louro (NÃO USEI)
Preaqueça o forno (180º)
Misture todos os temperos.
Coloque todas a fatias numa assadeira formando uma caminha.
Jogue a mistura e leve ao forno por 45 minutos. 
Sirva quente ou frio.

BATATA SAUTÉ



Fiz assim:
Levei bem as batatas e cortei em "gomos". Primeiro corto ao meio e depois corto cada metade em 3 ou 4 pedaços (depende do tamanho da batata).
Cozinhei os pedaços (com casca mesmo) em água salgada, até ficarem macios e consistentes (cuidado pra não cozinhar demais). 
Numa frigideira, aqueci 4 colheres de azeite, 3 dentes inteiros de alho  e alguns raminhos de alecrim (o alho e alecrim são só pra dar gosto), acrescentei as batatas e deixei que dourassem bem (um lado de cada vez). Dica: coloque um pouco de cada vez, para que todas dourem por igual. Acrescente mais azeite se necessário.
DELICIOSAS!!!!!

SUCO DE LIMÃO COM CAPIM SANTO
Eu amo esse suco! De verdade! É refrescante e delicioso!




O que usei:
  • 2 limões
  • 1 maço de capim santo picado (umas 15 folhas)
  • 1 litro e meio de água 
  • açúcar (usei mascavo)
  • 2 colheres de sopa de leite (só p/ tirar o amargor) Ah, usei LEITE DE SOJA.
Faço assim:
Lavo bem os limões e as folhas.  Corto os limões em 4 pedaços de modo que dê pra retirar com facilidade o centro (o miolo e as sementes).
Levo os limões (com casca e tudo) e as folhas de capim santo ao liquidificador e bato bem. Peneiro e devolvo o suco ao liquidificador com o açúcar, o leite e o gelo. Bato mais um pouquinho e sirvo.

É o meu suco preferido!

Um bjo gigante!!!
Dani



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

4º DIA- Guacamole e chips de mandioquinha (batata baroa)

*Jejum de Daniel
Boa-tarde, lindinhos!! Vencemos mais um dia... e até aqui nos ajudou o Senhor. Já tenho milagres pra contar. DEUS É FIEL! 

Hoje fiz guacamole, um prato mexicano (salgado) feito com abacate. Enganou-se quem achou que abacate só pode ser comido amassado com açúcar ou na vitamina. Isso só acontece no Brasil... no resto do mundo ele é consumido na salada, como cumbuquinha para camarão ao molho ou na forma de guacamole. Se você nunca comeu assim, não espere para fazer. Fica uma delícia.

GUACAMOLE
O que usei para 5 pessoas:
  • 2 abacates maduros
  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de chá de raspas de limão (cuidado pra não ralar a parte branca)
  • 1/2 cebola picadíiiiiiiisssssiiiiiima.
  • 3 tomates maduros e picados (sem semente)
  • Sal e pimenta em pó a gosto. (Usei uma mistura de 5 pimentas que tenho em casa)
  • Salsa ou coentro a gosto (eu não coloquei porque não gosto)
Amasse o abacate e tempere com o limão (e raspas), sal e pimenta. Por último, some o tomate e a cebola e misture bem. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Pode ser consumido com doritos, ou qualquer salgado crocante de milho. Como não podemos comer nada com farinha de trigo, fiz chips de mandioquinha. Ficou tudo de bom!



CHIPS DE MANDIOQUINHA


Rale a mandioquinha em formato de chips e deixe descansando em água gelada (com gelo) por 20 minutos.
Seque-as muito bem (com um pano) e frite em óleo bem quente. (Dica: jogue um palito de fósforo dentro do óleo, quando ele ascender, o óleo já vai estar com a temperatura ideal pra receber a batata... neste caso a mandioquinha.)

Quando acabar o jejum vou fazer um jantar mexicano aqui em casa... com bastante chili (feijao apimentado com carne moída ), tortilhas e tudo a que temos direito...rs

Um bjo e fiquem com Jesus, a razão principal de tudo isso....

Dani

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

3º DIA- Hambúrguer de soja, farofa de salsicha de soja e outras coisitas mais...

*Jejum de Daniel
Olá pessoas queridas... Estamos no 3º dia hein... Gloria  a Deus! Tem sido dias abençoados! Dias em que a carne tem sido sacrificada e o espirito, renovado. Gostaria de lembrá-los de que o alimento para o corpo é importante, mas o que realmente importa neste jejum é a nossa entrega, o nosso devocional diário a Deus. De nada adianta abster-se dos alimentos se não houver momentos de adoração, oração e leitura da palavra. Esses são os alimentos  de que todos nós, realmente, precisamos.


Farofa de salsicha de soja e cenoura
Usei:

  • 3 salsichas de soja cortadas em pedaços pequenos (Comprei no Pão de Açúcar)
  • 1 cenoura ralada
  • 1cebola pequena picada
  • Farinha de mandioca
  • Um pouquinho de óleo vegetal
  • 1 colher de manteiga becel
  • Sal, alho e pimenta calabresa
Refoguei a salsicha, a cebola e a pimenta calabresa, num pouquinho de óleo, até ficarem bem fritinhas (quase queimadinhas). Somei a cenoura e  manteiga e refoguei mais um pouco. Por último, coloquei a farinha e deixei que ela "fritasse" e ficasse crocante. Se você quiser, pode colocar cheiro verde ou salsinha...

Hamburguer de soja

Comprei os hambúrgueres de soja (da perdigão) no Pão de Açúcar. Fica na parte dos congelados. 
Usei uma grelha tipo frigideira para grelhá-los. Joguei cebola refogada com óleo e pimenta calabresa por cima.



Salada de legumes cozidos
Cozinhei batata, brócoli, couve-flor e  vagem no vapor até ficarem macios. Por último, coloquei tomatinhos sweets cortados ao meio e temperei com azeite e sal.



Na mesa tinha:

  • Repolho refogado com um pouquinho de óleo, alho e sal.
  • Beterraba cozida com 1 colher de açúcar mascavo
  • Salada com alface, rúcula, tomate e manga verde ralada (sim manga verde comum... e fica uma delícia)
  • Salada de legumes cozidos
  • Farofa
  • Hambúrguer de soja
  • Milho cozido
  • Suco de manga
Os "adolescentes" daqui de casa (Josué, meu irmão e Paulo Henrique, meu primo) amaram!

Um bjo e não se esqueçam de que #TAMOJUNTO

Dani

terça-feira, 22 de novembro de 2011

2º DIA- Salada fria de batata e verduras grelhadas

*Jejum de Daniel
Segundo dia de jejum e estamos, todos aqui em casa, firmes e fortes nas verduras e frutas! 
Tenho tentado colocar um pouco de tudo na mesa... E para hoje, fiz uma salada fria de batata, salada de folhas, mandioca cozida e algumas verduras e frutas grelhadas. 

Salada fria de batata

Para a salada eu usei:
  • 5 batatas
  • 2 cenouras
  • 1 dente de alho amassado
  • cebolinha picada 
  • Sal e azeite
Cozinhei as batatas e cenouras, em água salgada, até ficarem bem molinhas. Amassei com um garfo,  e temperei com um pouco de azeite, alho e cebolinha. Misturei bem e levei à geladeira para esfriar. Pode ser consumida quente também. Super aprovada aqui em casa. 


Verduras e abacaxi grelhados
Cebola, pimentão, tomate. abobrinha , berinjela e abacaxi.

Usei uma grelha tipo frigideira  para grelhar tudo. Primeiro as berinjelas, que antes estavam numa vasilha com água e sal para não escurecerem. Por último, o abacaxi. (Limpei a frigideira antes de grelhá-lo)
Amassei um dente de alho com um pouco de azeite, pimenta calabresa e sal e pincelei todos as verduras. Deixei na mesa pra quem quisesse mais.




Um bjo grande e fiquem com Jesus!
Dani

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1º DIA- Carne de soja refogada

*Jejum de Daniel


Carne de soja bem refogadinha e bem temperadinha até que não é ruim. rs... Essa é uma receita prática e muito saudável.

Para 4 porções:

  • 1 xícara de proteína de soja
  • Água fervente ( a quantidade está escrita no verso da embalagem)
  • 1 cenoura ralada
  • 2 tomates picados (sem sementes)
  • 1 cebola pequena picada
  • Quanto baste de alho e sal
  • Pimenta calabresa
  • Quanto baste de cebolinha picada
Coloque a proteína de soja numa vasilha funda e cubra com água fervente. Espere hidratar (o tempo depende da marca. Olhe no verso da embalagem.). Tire o excesso de água, passando a soja por uma peneira. 

Refogue a  cebola + alho + pimenta calabresa num pouquinho de óleo. Acrescente a cenoura e deixe murchar. Por último, coloque a carne e tomates e refogue até dourar. Acerte o sal e pimenta.

E o nosso almoço foi assim...


-Purê (feito com leite de soja e manteiga becel)
Refoguei alho amassado + sal num pouco de azeite. Coloquei a abobrinha + tomates-cereja cortados ao meio e deixei cozinhar. Acertei a pimenta calabresa e por último, coloquei alguns tomates secos. 

Amanhã tem mais!
Bjoooooooooooooooooooooo

          

Tomates ao forno da Nigella (tomate seco genérico)

Mais uma contribuição para o Jejum de Daniel.


Olá meus amores. Eu estava namorando essa receita da Nigella( do livro: Nigella express) há um tempão. Essa é uma receita de tomate seco genérico... fica bem suave (bem melhor do que os tomates secos comprados por aí)  e com um gostinho delicioso. EU AMEI! E o bom é que serve pra ser usada em um montão de coisa... como aperitivo, saladas, massas, com patê de queijo ( queijo de cabra, de búfala, ricota e etc) e mais o que a imaginação permitir.


É extremamente fácil de fazer. Vou passar a receita na íntegra  e as pequenas modificações que fiz, devido ao Jejum de Daniel. 

Você vai precisar de:
  • 500g (cerca de 24) tomates-cereja  (Eu usei 2 caixinhas de tomatinho sweet, que acho bem mais docinho e bem mais gostoso, Aconselho fazer com ele, pois o tomate cereja normal é ácido.)
  • 1 colher de chá de sal comum
  • 1/4 colher de chá de açúcar (Usei 2 colheres de chá de açúcar mascavo) 
  • 1 colher de chá de tomilho seco (usei 2 colheres de chá de tomilho fresco e amei)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (usei um pouquinho a mais para regar)
Preaqueça o forno a 220ºC
Misture o azeite, o sal e o açúcar.
Corte os tomates ao meio, regue com a mistura, misture bem e ajeite numa assadeira com o lado cortado virado para cima. Polvilhe com o tomilho.
Ponha no forno e imediatamente desligue o calor. Deixe os tomtaes no forno, sem abrir a porta, durante a noite ou por um dia inteiro.

Segundo a Nigella, essa receita pode ser feita com tomates maiores também. Basta cortá-los em pedaços irregulares.

Quando tirei do forno, reguei com um fiozinho a mais de azeite e guardei num vidrinho. Dura alguns dias na geladeira.



Um toque a mais para a nossa salada (e muitas outras coisas) de cada dia. 
Viciei!!!!!!!!!!!

Como fiz essa receita na sexta-feira, quando ainda não estava fazendo o Jejum,  preparei um patezinho processando alguns queijos que estavam na geladeira (queijo curado, queijo frescal, requeijão cremoso), iogurte natural, sal e uma pitada de alho em pó.  Fiz com carinho pra minha mãe e deixei na geladeira com um bilhetinho!


Como não podemos beber leite normal e seus derivados (só o de soja) durante o jejum, vou tentar fazer um patê com queijo tofú. Vamos ver no que vai dar.

(UPGRADE: Acabei de fazer o patê com queijo tofu e até que ficou bom. Processei 1 pedacinho de queijo com um pouco de iogurte natural de soja, sal e 1 dente de alho. Passou no meu controle de qualidade. rs)

Mas façam esses tomatinhos. Eles são viciantes!

Um bjo e fiquem com Deus.

Jejum de Daniel - Creme de Legumes

Oi meus amores, o jejum de Daniel do Ministério da Fé começou hoje. Espero que seja uma jornada de bençãos na vida de todos os que se dispuseram a fazer. Que todos sejam capazes de desfrutar um nivel diferente de poder e intimidade no Senhor.


Para aproveitar as verduras/legumes que usei para fazer o caldo do post anterior, fiz um creme. Tirei o buquet  de ervas, o pedacinhos de salsão e os dentes de alho e bati no liquidificador com mais sal, um pouquinho do caldo do cozimento e iogurte natural ( se não fosse para o jejum, colocaria creme de leite e uma colher de requeijão). Votei para a panela e deixei esquentar.
Fica um creminho delicioso.

Por cima coloquei proteína de soja graúda, que hidratei e escorri de acordo com a embalagem e  refoguei com tomate, cebola e pimenta calabresa.

Um bjo gigante.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jejum de Daniel - Caldo de legumes caseiro

Jejum de Daniel? Calma, vou explicar.

A partir de segunda-feira (21/11), a minha igreja (Ministério da Fé) vai começar a fazer o Jejum de Daniel. 
Esse Jejum consiste em abster-se de carne, doce e pão durante 21 dias. Somente legumes, frutas, água e sucos são permitidos.

O porquê do jejum: Daniel  não queria se contaminar com as finas iguarias do rei Nabucodonosor,  por isso resolveu, firmemente, abrir mão de tudo o que lhe era desejável.

O jejum de Daniel pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, sendo necessário  apenas observar o que ele disse:

"Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando  por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem  vinho entraram na minha boca..."  (Dn 10:2-3). E, disse mais Daniel: "... que se nos  dêem legumes a comer e água a beber."  (Dn. 1:12) 

Eu vou fazer o jejum e quero contribuir com algumas receitas. Serão receitas saudáveis que servem também àqueles que não farão. 

A minha primeira contribuição será o CALDO DE LEGUMES CASEIRO
O caldo de legumes caseiro é uma ótima opção para dar mais sabor e saúde às refeições. É um pouco trabalhoso de fazer, mas é muito fácil. Na minha opinião, só em poder substituir os temperos industrializados, que contém uma quantidade enorme de sódio, qualquer esforço é válido.



O que usei:
  • 4l de água
  • 2 cenouras
  • 1 abobrinha
  • 1 talo de aipo (salsão)
  • 2 cebolas 
  • 2 alhos poró (só a parte branca)
  • 2 dentes de alho
  • 1 raminho de bouquet garni ** com 3 ramos de tomilho, 1 ramo de alecrim, 5 de salsinha e 3 ramos de cebolinha
  • 4 colheres de chá de sal grosso
  • 1 tomate de semente
  • Pimenta do reino em grãos


**O bouquet garni é feito com ervas e vegetais frescos, amarrados juntos (com um barbante) formando um bouquet. É utilizado para incrementar fundos, molhos e sopas. 

Lave e corte (do jeito que você quiser) todas a verduras. Faça o bouquet garni.
Em uma panela funda, coloque 1 fiozinho de óleo vegetal ( os que não estão no jejum podem usar qualquer óleo) e refogue primeiro a cebola, alho poró e alho; depois acrescente os outros ingredientes, a água e o bouquet.

Tampe a panela e cozinhe, depois que levantar fervura, por uns 45 minutos. Assim que ferver abaixe o lume para o mínimo. 

Retire as verduras e coe o caldo.

Feito isso, você tem 3 opções:
  • Utilizar imediatamente;
  • Conservar na geladeira, num recipiente bem fechado, durante 1 semana;
  • Deixar esfriar, dividir em porções de 1 litro (ou menos) e conservar no congelador durante 3 meses.


Eu escolhi a 3º opção, ou seja, congelar. Armazenei em vidros de 500ml.

No congelador, o caldo dura 3 meses. Você vai ter sempre a mão uma boa base pra risoto, pirão, canja, molhos…

Os legumes cozidos podem virar um ótimo creminho. Basta batê-los (no liquidificador) com um pouco do caldo  e um pouco de iogurte natural (requeijão ou creme de leite para os que não estão no jejum). Falarei melhor desse creme no próximo post.

Para saber mais sobre o Jejum de Daniel, acesse: 

Bjinhos e fiquem com Jesus!

Dani!




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bolo tipo brownie da Fleischmann

Oi meus amores! Hoje quero postar uma super dica. 



Trata-se de uma mistura para petit gateau que pode ser usada para fazer brownie (basta crescentar alguns ingredientes e aumentar o tempo de forno, o que está explicadinho no verso).

Comi na casa da minha linda amiga Aline e fiquei louca. No outro dia ela comprou e me presenteou. Ownnn... essas minhas amigas...
Segui a risca a receita para o brownie e ficou um absurdo de bom.... algo pra se ter na dispensa sempre.

Dicas da Dani: 

  • Usar uma fôrma pequena, pois a massa não cresce muito, aliás não cresce. (Brownie  não cresce)
  • Eu usei uma forma redonda (sem buraco no meio) de fundo removível. Fica mais fácil para desenformar. Se você não tiver, pode usar uma normal mesmo... é só untar bem. (Só com manteiga)
  • A cobertura tem de ser de creme de leite, senão fica muito doce.
Para a cobertura usei:
2 caixinhas de creme de leite
12 colheres de sopa de nescau (6 para cada caixa)
Levei tudo ao fogo baixo e mexi até borbulhar. Depois coloquei a panela dentro de uma vasilha com água fria e mexi para engrossar mais.

É o quebra galho mais delicioso que já comi.


Ainda não fiz o petit gateau, mas acho que deve ficar muito bom também.

Quero aproveitar para mostrar o conjunto de sobremesa liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo de viver que ganhei da minha  amada amiga Kiki. Tô muito apaixonada. MUITO!


Não é um mimo?!

Agradeço a Deus pelas minhas amigas.... presentes preciosos  na minha vida!

Espero que vocês gostem da dica.

Um bjo carinhoso!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Motivos pra seguir em frente....

"Olá Daniele, embora vc não me conheça, é com muita alegria que eu venho dizer que seu blog mudou a minha vida, e não considere isso um exagero, ele mudou mesmo. Até umas semanas atrás eu estava deprimida e angustiada com a minha recente vida de dona de casa, pelo fato de ter me tornado mãe.  Depois das visitas em seu blog, retomei o primeiro amor, cada dia em casa é um prato novo, com o melhor capricho que posso proporcionar para minha família, o que tem deixado minha família muito contente, meu filho ficou até mais calmo com a minha mudança e sem contar com a forma carinhosa que meu marido tem me tratado... me sinto leve... transformada, uma nova mulher, esposa e mãe... toda a minha família foi restaurada com as minhas visitas em seu blog.. e depois dizem que coisas de dona de casa não tem prestigio né? muito obrigada... mil beijos... Deus te abençoe ..."
 Ingrid


Como não se emocionar com um relato desse? Meu Deus... está valendo a pena! Receber esse retorno, tem sido a minha motivação para continuar. Às vezes bate uma preguiça de postar... dá uma vontade de deixar pra lá... mas quando eu lembro que posso ajudar alguém, que posso tocar o coração de alguém com uma palavra ou com uma simples imagem, quero voltar correndo pra cá.
Cada pessoa que passa por aqui é muito preciosa e importante... oro por você, sabia?! Quando vejo um recadinho novo nos comentários, meu coração pula de alegria. Não importa a quantidade de palavras, mas simo carinho... um simples, mas significativo "Legal, o post"  já alegra o meu dia.... 
Vocês são a razão desse cantinho existir! Obrigada por todo amor e carinho a mim dispensados!

Ingrid, tomei a liberdade de publicar o teu recado... ele, como tantos outros, me fez chorar! Que você possa ser a mulher de provérbios 31, aquela que edifica, abrilhanta e faz do seu lar um pedacinho do céu aqui na terra. Obrigada.

Aqui pra todos vocês ó:






Que o Senhor abençoe a vida de cada um que passar por aqui!

Receba o meu mais carinhoso abraço!
Dani

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Baby Beef ao molho de creme de ricota e mostarda alemã p/ o aniver do Papai!


Hoje é o aniversário do homem mais importante da minha vida: MEU PAIZINHO!
Pra comemorar, decidi, de última hora, fazer um almocinho especialmente pra ele! A comidinha foi bem prática... uma ótima pedida para almoço/janta em cima da hora.

Baby Beef ao molho de creme de ricota + mostarda alemã e batata sauté.

 Para o Baby Beef:
(Depende do nº de bocas. Aqui em casa tinha 6. )

  • 1kg de medalhão ou bife de baby beef ( miolo da alcatra)
  • 1 potinho de creme de ricota 
  • 1 colher de sopa de mostarda alemã (ou dijon) Essa eu comprei no OBA. 
  • Pimenta do reino e pimenta calabresa
  • Manteiga/azeite para fritar.
Temperei os bifes com sal e pimenta do reino momentos antes de fritar. 
Esquentei uma frigideira antiaderente  (bem quente) e selei bife por bife.  Depois coloquei uma colher de manteiga e 1 colher de azeite (p/ não queimar a manteiga) e terminei de fritar os bifes. OBS.: Nunca fure os bifes com um garfo. Para virá-los, use uma pinça culinária (ou pegador), assim os sucos da carne não saem.
Coloquei-os numa travessa. 
Na frigideira em que fritei os bifes, coloquei o creme de ricota, a mostarda, um pouco de leite ( para afinar), sal e pimenta calabresa. Mexi até ficar homogêneo.
Por último, joguei esse molhinho sobre os bifes.

Você pode servir em pratos individuais ou numa travessa.


Batata sauté:

  • Batata bolinha
  • Manteiga e azeite para "fritar"
  • Herbe de provence  (Só alecrim também fica bom)
Lavei a batatas, cortei-as ao meio e levei-as para cozinhar (com casca) em água salgada até ficarem macias. 
Numa frigideira antiaderente, esquentei um pouquinho de manteiga + um fiozinho de azeite e coloquei as batatas com a parte reta p/ baixo até ficarem bem douradinhas. Virei-as e deixei dourar a outra parte também. Acertei o sal e joguei ervas de provence por cima. 

Servi com arroz e cebola refogada.


Minha jarrinha com torneirinha...  Só pra dar um charminho a mais à mesa...



Almoço simples e sofisticado.

Pra você, meu querido PAI:


Obrigada, pai!
 Pela vida
Pela coberta que me aquece,
Por tua presença amiga!

Obrigada, pai!
Pelos doces,
Pelos muitos presentes,
Pelos passeios na praça.

Obrigada, pai!
Pelo suor na fronte,
Pelos braços cansados
No final na jornada 
Pra que nada me faltasse

Obrigada, pai!
Porque me castigaste
Quando eu estava errada
E por me mostrar 
O caminho da verdade: Jesus!

Obrigada, pai!
Por tantas vezes em que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades 
Pra realizar os meus caprichos.

Obrigada, pai!
Porque tu existes!
Porque és meu pai
E  porque toda tarde, voltas pra casa!

TE AMO!!!!!!



Você ja abraçou o seu Paizinho hoje?!


Bjo,
Dani