Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jejum de Daniel - Caldo de legumes caseiro

Jejum de Daniel? Calma, vou explicar.

A partir de segunda-feira (21/11), a minha igreja (Ministério da Fé) vai começar a fazer o Jejum de Daniel. 
Esse Jejum consiste em abster-se de carne, doce e pão durante 21 dias. Somente legumes, frutas, água e sucos são permitidos.

O porquê do jejum: Daniel  não queria se contaminar com as finas iguarias do rei Nabucodonosor,  por isso resolveu, firmemente, abrir mão de tudo o que lhe era desejável.

O jejum de Daniel pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, sendo necessário  apenas observar o que ele disse:

"Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando  por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem  vinho entraram na minha boca..."  (Dn 10:2-3). E, disse mais Daniel: "... que se nos  dêem legumes a comer e água a beber."  (Dn. 1:12) 

Eu vou fazer o jejum e quero contribuir com algumas receitas. Serão receitas saudáveis que servem também àqueles que não farão. 

A minha primeira contribuição será o CALDO DE LEGUMES CASEIRO
O caldo de legumes caseiro é uma ótima opção para dar mais sabor e saúde às refeições. É um pouco trabalhoso de fazer, mas é muito fácil. Na minha opinião, só em poder substituir os temperos industrializados, que contém uma quantidade enorme de sódio, qualquer esforço é válido.



O que usei:
  • 4l de água
  • 2 cenouras
  • 1 abobrinha
  • 1 talo de aipo (salsão)
  • 2 cebolas 
  • 2 alhos poró (só a parte branca)
  • 2 dentes de alho
  • 1 raminho de bouquet garni ** com 3 ramos de tomilho, 1 ramo de alecrim, 5 de salsinha e 3 ramos de cebolinha
  • 4 colheres de chá de sal grosso
  • 1 tomate de semente
  • Pimenta do reino em grãos


**O bouquet garni é feito com ervas e vegetais frescos, amarrados juntos (com um barbante) formando um bouquet. É utilizado para incrementar fundos, molhos e sopas. 

Lave e corte (do jeito que você quiser) todas a verduras. Faça o bouquet garni.
Em uma panela funda, coloque 1 fiozinho de óleo vegetal ( os que não estão no jejum podem usar qualquer óleo) e refogue primeiro a cebola, alho poró e alho; depois acrescente os outros ingredientes, a água e o bouquet.

Tampe a panela e cozinhe, depois que levantar fervura, por uns 45 minutos. Assim que ferver abaixe o lume para o mínimo. 

Retire as verduras e coe o caldo.

Feito isso, você tem 3 opções:
  • Utilizar imediatamente;
  • Conservar na geladeira, num recipiente bem fechado, durante 1 semana;
  • Deixar esfriar, dividir em porções de 1 litro (ou menos) e conservar no congelador durante 3 meses.


Eu escolhi a 3º opção, ou seja, congelar. Armazenei em vidros de 500ml.

No congelador, o caldo dura 3 meses. Você vai ter sempre a mão uma boa base pra risoto, pirão, canja, molhos…

Os legumes cozidos podem virar um ótimo creminho. Basta batê-los (no liquidificador) com um pouco do caldo  e um pouco de iogurte natural (requeijão ou creme de leite para os que não estão no jejum). Falarei melhor desse creme no próximo post.

Para saber mais sobre o Jejum de Daniel, acesse: 

Bjinhos e fiquem com Jesus!

Dani!




4 comentários:

Janaina disse...

Não entendi: "requeijão ou creme de leite para os que não estão no jejum" .. O Jejum consiste em abster-se de carne, doce e pão, certo? Requeijão e creme de leite seriam permitidos, não? Bem como queijo...

Danielle disse...

Oi Jana! Então, esse é um jejum específico. É um jejum coletivo (a minha igreja toda esta fazendo). Temos uma lista, feita por uma nutricionista (de acordo com a bíblia, claro), dos alimentos permitidos. De bebida só pode suco da fruta, agua e leite de soja. Nada de leite normal (e consequentemente nada feito desse leite). É sacrificio mesmo.

Espero ter esclarecido a tua dúvida...

Qualquer coisa, é acessar o site da igreja. Tá tudo explicadinho lá.

Um super bjo!

Anônimo disse...

Sugestão de cardápio:
Escondinho de Escarola (legumes)

Refogar a escarola como de costume, cozinhar aé secar o máximo possível o caldo e colocar num refratário, podendo acrescentar qq legume de sua preferência tb refogado e temperado a gosto (como por exemp.brocolis, couve-flor, cenoura, chuchu, vagem, etc...) cobrir com o purê de batata feito com azeite no lugar da manteiga (eu uso o azeite aromatizado com ervas finas da marca Borges) e caldo conf.ensinado no post anterior, substituindo o leite de vaca e derivados ou usando leite de soja.
Pode-se usar esta base de purê para fazer com proteína de soja+legumes.

Deus abençoe a todos (salmo 34:10)

Danielle disse...

Muito obrigada pela recita. Com certeza, vou fazer... ainda tem 18 longos dias pela frente... rs

Quem é vc? :)

Brigada de coração!
Bjo