Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

5º DIA- Carne de soja com couve, salada de legumes e manjericão, tofu assado, batata sauté e suco de limão com capim santo!! Ufa :)

*Jejum de Daniel
Olá companheiros de jejum e do blog! Estamos no 5º dia e tudo o que tenho a dizer é que Deus e a batata, rs têm me ajudado. Não vou dizer que tem sido fácil, que tenho comido com a boca cheia, mas quando penso que o alimento físico não é o que vai me satisfazer e sim o que vem do céu, o jejum deixa de ser um sacrifício e torna-se um privilégio. AINDA QUE eu sinta fome, ainda que eu tenha que comer batata todo dia, rs, TODAVIA, eu me alegrarei no Senhor e prosseguirei para o alvo! GLÓRIA A DEUS!

Eu gostei a comida de hoje... estava tudo muito gostoso!

CARNE DE SOJA COM COUVE 



Hoje fiz assim: (dicas da irmã Geilza)
Antes de hidratar a soja, temperei com sal. Hidratei conforme a embalagem e escorri bem. 
Refoguei 3 dentes grandes de alho amassados num pouco de óleo, juntei a carne e refoguei como nunca, :) atéeeeeeee ficar bem douradinha... Aí fui juntando os temperos. Primeiro, 1 cebola pequena picada e deixei dourar. Aí, coloquei um pouco de cominho, pimenta do reino, um pouquinho de orégano(bem pouco), meio pimentão vermelho picado, alguns tomates cereja picados e acertei o sal. Deixei refogando por alguns minutos mais (queria ela bem dourada mesmo) e por último, tive a ideia de juntar a couve, que eu ja tinha refogado com alho amassado + sal e cebola em outra panela. Foi o que eu mais gostei até hoje!

SALADA DE LEGUMES COM TOMATE SECO E MANJERICÃO 


Essa salada DELICIOSA já apareceu aqui no blog antes. Olha a receita--> AQUI
Alterações devido ao jejum:
Coloquei o tomate seco que preparei em casa. Olha--> AQUI. Achei bem mais gostoso.... esses tomatinhos são incríveis.
No lugar do tempero pronto (AMI), coloquei alho amassado com sal. 
Saladinha deliciosa...


TOFU ASSADO EM VINAGRETE DE ALHO-TOMILHO


Tofu é um bicho RUIM! Caramba, que trem mais sem graça e RUIM! Comprei e fiquei pensando no que poderia fazer pra deixá-lo mais comível... procurei e achei essa receita. Não vou falar que ficou "Noooooosssa", que eu vou fazer toda semana... mas até que ficou gostoso. Os temperos deram um gostinho gostoso. Passou no meu controle de qualidade! rs

INGREDIENTES:
  • 450g de tofu fatiado (fatias de 1,5cm)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (NÃO USEI)
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 colher de chá de tomilho fresco ( tô amando tomilho)
  • 1 colher de chá de sal (ou mais se preferir)
  • 2 folhas de louro (NÃO USEI)
Preaqueça o forno (180º)
Misture todos os temperos.
Coloque todas a fatias numa assadeira formando uma caminha.
Jogue a mistura e leve ao forno por 45 minutos. 
Sirva quente ou frio.

BATATA SAUTÉ



Fiz assim:
Levei bem as batatas e cortei em "gomos". Primeiro corto ao meio e depois corto cada metade em 3 ou 4 pedaços (depende do tamanho da batata).
Cozinhei os pedaços (com casca mesmo) em água salgada, até ficarem macios e consistentes (cuidado pra não cozinhar demais). 
Numa frigideira, aqueci 4 colheres de azeite, 3 dentes inteiros de alho  e alguns raminhos de alecrim (o alho e alecrim são só pra dar gosto), acrescentei as batatas e deixei que dourassem bem (um lado de cada vez). Dica: coloque um pouco de cada vez, para que todas dourem por igual. Acrescente mais azeite se necessário.
DELICIOSAS!!!!!

SUCO DE LIMÃO COM CAPIM SANTO
Eu amo esse suco! De verdade! É refrescante e delicioso!




O que usei:
  • 2 limões
  • 1 maço de capim santo picado (umas 15 folhas)
  • 1 litro e meio de água 
  • açúcar (usei mascavo)
  • 2 colheres de sopa de leite (só p/ tirar o amargor) Ah, usei LEITE DE SOJA.
Faço assim:
Lavo bem os limões e as folhas.  Corto os limões em 4 pedaços de modo que dê pra retirar com facilidade o centro (o miolo e as sementes).
Levo os limões (com casca e tudo) e as folhas de capim santo ao liquidificador e bato bem. Peneiro e devolvo o suco ao liquidificador com o açúcar, o leite e o gelo. Bato mais um pouquinho e sirvo.

É o meu suco preferido!

Um bjo gigante!!!
Dani



2 comentários:

Márcia disse...

Daniiiii, você é uma benção! Tô aqui acompanhando as suas receitas, que tem salvado o meu jejum..haha

Um big beijo

Anônimo disse...

Farofa com couve será a próxima tentativa!! Tinha me esquecido da couve...