
Quando fiz camarão na moranga pela primeira vez, me tornei uma pessoa 'cozinheira' muito mais feliz! rs Antes eu olhava este prato e achava a coisa mais chique do mundo e mais difícil também. Na minha cabeça, se eu conseguisse fazê-lo já estaria no nível avançado...hehehe! Chef prateleira de cima! =)
Quando comecei a preparar, levei até um susto de tão fácil que é o preparo! Geeeente, eu acho o mundo gastronômico mágico, porque você vai descobrindo, aprendendo.. e tudo se torna tão legal, tão simples! E muitas vezes, o que parece um monstro, no fundo é algo tão fácil e muito prazeroso. Basta fazer com carinho e dedicação!! Vou contar um segredo...além de colocar o sazón do amor..rs, eu sempre oro para Deus abençoar minhas mãos e o prato que estou fazendo; o peço até para acampar seus anjos no forno e cuidar dos meus bolos..hehehe..(Ele não os colocou na fornalha com os amigos de Daniel da bíblia? Pois é..rs) E seeeeempre dá certo! Deus cuida de nós nos míiiinimos detalhes!
Então...eu falo e viajo demais neamm?!! E olha que não cheirei nenhum baygon...rs
Mas vamos a receita:
Você vai precisar de:
-Uma moranga linda e carnuda
Molho:
-1 kg de camarão para molho (camarão médio)
-1 colher (sopa) de manteiga
-3 colheres (sopa) de azeite
-1 cebola picada
-2 tabletes de caldo de galinha (prefiro este ao de peixe ou camarão)
-3 tomates sem pele e sem sementes picadinhos (para retirar a pele basta fazer, com uma faca, uma cruz nas extremidades, colocá-los na água fervente por uns segundos e depois na água gelada)
-1 1/2 copo de requeijão (se você gostar, pode colocar catupiry também).
-1 colher (sopa) de farinha de trigo (eu não gosto muito de usá-la, só uso se o camarão for congelado e soltar muita água..ela serve pra engrossar um pouco o caldo).
- Sal, pimenta calabresa e cebolinha a gosto.
MORANGA:
Como faço?
1- Em uma panela grande, que caiba a moranga, coloco água (uns 5 dedos) e deixo esquentar (colocá-la na água já quente ajuda a manter sua cor). Enquanto isto..
2-Com uma faca, retiro a tampa da moranga e a seguir, as sementes e os fiapos ( com auxílio de uma colher).
3- Lavo para retirar todo resquício de semente, a coloco na panela com a abertura para baixo e deixo cozinhado por +/- 40 min, ou até que ela esteja fofa e macia por fora (ao triscá-la o dedo quase afunda). Enquanto ela cozinha, preparo o molho...
4-Quando cozida, retiro da água (com a ajuda de 2 colheres grandes, para não me queimar) e a coloco sobre um tabuleiro. Para dar brilho, umedeço um pedaço de papel toalha com azeite e passo nela toda.
MOLHO:
Como faço?
1-Em uma panela, refogo a cebola na manteiga + azeite. Quando murcha, acrescento o caldo knorr, espero dissolver e junto o tomate picado e a pimenta.
2-Acrescento o camarão e deixo cozinhar só um pouquinho para ele não ficar borrachudo. Nessa hora, se criar muita água, coloco a farinha de trigo dissolvida num pouco de leite.
3-Por último, coloco o cheiro verde e o requeijão.
Com carinho, despejo o molho na moranga e sirvo com arroz quentinho.
Esta receita serve 5 pessoas.
Dica: não espere um dia especial para fazer um prato bonito..todo dia é especial. Nossa família e amigos merecem!
Beijos com amor,
Dani