Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lombo suíno com vinagre balsâmico e cenouras para um almocinho delícia!


Oi meus queridos! Como foi o feriado de vocês?! O meu foi bem tranquilo... acordei tarde e terminei de ler um livro que comprei sabádo. Quero até indicá-lo à vocês, pois eu super amei... Ele se chama "Preciso te contar uma coisa" da autora irlandesa Melissa Hill. É o 2° livro que leio dela (o 1°, Something from Tiffany´s, ainda não chegou ao Brasil) e estou apaixonada pelo seu jeito de escrever... leitura envolvente, suave e divertida. Vale a leitura!

Então tá né?! Vamos ao que interessa... Hoje tem almoço completo. Comida simples, porém muito gostosa.

Lombo suíno com vinagre balsâmico e cenouras


Você vai precisar de:
  • 1 lombo suíno 
  • 3/4 xícara de vinagre balsâmico
  • Um pouquinho de vinho branco
  • Alho amassado
  • Ervas de provance ( Vcs se lembram de que eu comprei na viagem? É uma mistura de ervas desidratadas: alecrim, tomilho, manjericão, orégano e etc.)
  • Alecrim fresco
  • Pimenta calabresa
  • Sal a gosto
  • 3 Cenouras 
Como fazer:
Esfreguei os temperos na carne, começando pelo alho. Furei um pouquinho com uma faca. Reguei com o vinagre e com o vinho, coloquei  dentro de um saco plastico de cozinha (daqueles transparentes), dei um nó e deixei marinando dentro da geladeira a manhã inteira. De vez em quando dava uma sacudidinha no saco... (vixe, deu duplo sentido...hehehe.)

Antes de levar ao forno, esquentei um panela beeeem quente e selei a carne de todos os lados (isto evita que seus sucos saiam depois). Depois disto, coloquei a carne na assadeira, joguei a marinada que ficou dentro do saco plastico por cima, cobri com papel alúminio (lado brilhoso pra dentro, please!) e levei ao forno preaquecido por mais ou menos 1h40min. Depois de 1h olhei pra ver como estava, acrescentei um pouquinho de água quente, joguei as cenouras cortadas e deixei mais 40min sem o papel alumínio.

Quando pronta, fatiei em pedaços finos e coloquei numa travessa menor com o caldinho que se formou e com a cenoura. Servi com arroz braco, couve-flor crocante e ervilha-torta refogada.

Couve-flor crocante:



Quem come dessa couve fica encantado. É uuuuuuma delícia e super simples de fazer. Uma invenção da Dani que deu super certo! :)

Usei:
-Couve-flor
-2 colheres de sopa de MANTEIGA com sal (no margarina, please!)
-1 pão amanhecido ralado (que vai dar 1 colher de sopa cheia de farinha de rosca)
PARÊNTESE: Pode ser farinha de rosca industrializada, mas eu, particularmente, não gosto. Gosto de fazê-la. Se o pão estiver velho, ótimo... levo um pouquinho ao forno só pra ele ficar mais sequinho e depois ralo no lado grosso do ralador. Vai ficar uma farinha com uns pedacinho maiores. Ás vezes trituro no processador, aí fica mais ainda com os pedaços maiores. Se o pão estiver novo, deixo muito mais tempo no forno, pra ele ficar bem duro. Ralo só a casca, pois, por ser novo, o miolo ainda ficará mole. Neste caso uso 2 pães.

Fiz assim:
Cozinhei uma couve-flor (com os galhinhos já separados) no vapor.

Numa frigideira bem pequena, esquento a manteiga e deixo criar uma espécie de espuminha. Coloco a farinha de rosca e deixo dar uma fritadinha, tomando cuidado pra ela não queimar. Acerto o sal. Tem de ficar mais manteiga do que farinha. Aí é só jogar sobre a couve. 

Preparo antes de servir, assim não perderá a crocância.


Ervilha torta refogada:



Lavo, corto as pontas e refogo num poco de azeite+manteiga+ lâminas de alho. Acerto o sal e pimenta calabresa. Gosto delas crocantes, por isso deixo só um pouquinho.

É isso, fofos! Qualquer dúvida, é só perguntar!

Bjinhosssssssssss,
Dani

4 comentários:

Fla disse...

Adorei a receita do lombo, mas essa farofa deve ser tudo de bom!
Beijso

Sáude & Decoração disse...

Amei essa receitinha!!! está com uma cara maravilhosa!!!

bjs...até!!

saudeedecoracao.blogspot.com

MARCIA disse...

Dani,fiquei sabendo de seu blog através do blog da Lu e quero louvar a Deus e te dizer que você está de parabéns pelo talento que Ele te deu e também pelo fato de sendo tão jovem tenha a percepção do amor que ´algo que Deus sempre nos ensinou, fico até emocionada, Sou mãe de tres LINDOS, rrsr filhos 14, 18 e 21 anos, consagrados ao Senhor, eu estava mostrando seu blog para minha filha, Deus deu a ela o talento para cantar. Não sou boa cozinheira, mas tenho tentado fazer alguma coisa simples de vez em quando. Amei seu blog nos inspira bastante. Nunca esqueça de usá-lo para falar do amor de Jesus. amo Jesus, muuuuuito e o sirvo com amor. bjao pra vc. e o Senhor acabou de mandar dizer pra vc: Deleita-te NO SENHOR e ele satisfará os desejos de seu coração. Marcia do maranhao.

Danielle disse...

Márcia. Só hoje vi o teu recadinho! Meu Deus.... não tenho palavras. Que palavras lindas, que honra.

Eu amo Jesus mais do que tudo na minha vida e quero sempre falar do Seu amor!

Fico feliz por tocar o coração das pessoas com uma simples palavra ou imagem. Fico feliz por ter tocado o teu coração.

Que Jesus abençoe a tua linda familia ilimitadamente...

Obrigada mesmo. De coração!