Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Picanha no sal grosso

É comadre..eu também não acreditei que esta receita pudesse dar certo! O meu pensamento foi o mesmo que o seu: "Gente pra quê esse tanto de sal grosso? Será que esse trem não vai ficar salgado?" Né que você pensou isto, pode falar! rsrs

Pois bem, desconfiando deste preparo, fui pesquisar e encontrei vários blogs e sites culinários elogiando e ensinando como fazer. Então tá né?! Comprei o meu lindo pedaço de picanha e parti para aventura salística! E não é que fica o must! Gente dá muito certo..a carne fica macia, suculenta e com o sal no ponto! Incrível. Top 3 no quesito praticidade e sabor!

E tudo o que você vai precisar é

-1 pedaço de picanha (usei 1,3 kg)

-3kg de sal grosso

-3 claras de ovo

Olha só como o preparo é simples:

-Aqueci o forno à 180º

-Misturei todo o sal grosso com as 3 claras. Forrei uma forma com um pouco desta mistura, coloquei a carne com a gordura para cima e joguei o resto do sal por cima, sem deixar nenhum espaço aberto. Cobri com papel laminado e levei ao forno por mais ou menos 1 hora, até que o sal estivesse dourado.

Retirei do forno, dei umas batidinhas na crosta, retirei o excesso de sal e fatiei.

Isto com maionese, farofinha e arroz branco fica uma perdição!

Serve 5-6 pessoas.

Tá vendo porque eu acho o mundo da cozinha MÁGICO?!

Faça esta receitinha, comadre..a família vai amar!

Bjoooooooooo,

Dani.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Flan de leite condensado com banana caramelada

Nem só de morango vive este blog! E a (também querida) banana veio para comprovar isto!

Gente, fico pensando como seria a minha vida sem leite condensado e creme de leite...o que seria de mim sem brigadeiros, flans, cremes, pavês, molho branco, fricassés e tudo que leva estes dois! Seria uma vida tão sem gosto...uma eterna dieta! Que horror!! rs E por estas invenções agradeço a SANTA NESTLÉ! Sim, porque que me perdoem as outras marcas, viu.. mas em se tratando destes itens, nenhuma se compara à ela! Esses dias usei uma tal de pira alguma coisa, rs e foi um desastre..o trem era sem gosto... e pra completar, o creme que eu estava fazendo às 3 da manhã talhou!! haha.. Nestlé para todo sempre amém! =)

Pois bem...depois deste discurso-homenagem-declaração de amor, vamos a receita facinha facinha e muito gostosa de flan!

Você vai precisar de:

Flan:

-1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor

-1 lata de leite condensado

-a mesma medida (da lata) de leite

4 bananas nanicas em rodelas

Calda:

-1 xícara (chá) de açúcar

-2 bananas nanicas em rodelas

Como fiz?

Flan:

Bati no liquidificador o leite condensado, o leite, as bananas e a gelatina (dissolvida de acordo com a embalagem) até obter uma mistura homogênea. Despejei em taças individuais e levei à geladeira por um tempinho.

Calda:

Enquanto isto preparei a calda com as bananas. Em uma panela de fundo largo, coloquei o açúcar e levei ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando bem dourado, juntei meia xícara (chá) de água fervente e mexi com uma colher de cabo longo. Deixei ferver até dissolver os torrões de açúcar.
Quando a calda ficou pronta, juntei as rodelas de banana, deixando ferver em fogo baixo por alguns minutos com a panela fechada, apenas para que as bananas amolecessem e ganhassem cor. Deixei esfriar um pouco e distribui entre as taças. Levei à geladeira por 3 horas.

Este trenzin fica danado de bom!

Bjos de uma amante das coisas simples e fáceis,

Daniiiiiiiiiiiii!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Geleia para minha querida Vovó Zeneida!

Sou a primeira filha, a primeira neta e a primeira sobrinha! Como não receber tanto cuidado e mimo?! =)

Tive uma infância muito feliz... e devo isso à minha vozinha! Ela sempre me contava uma historinha de como fui achada. Segundo ela, havia um tomate esquecido na feira, ela comprou e, quando abriu, me encontrou lá dentro!rs Cresci acreditando nisto, toda feliz por ter sido encontrada pela vovó! (Ahh como sinto saudade desse tempo..como é bom ser criança né?!) Sempre gostei de acompanhá-la em suas idas à feira aos sábados de manhã.. e deve ser por isto que nasceu em mim o amor pela cozinha! Ela é a minha inspiração... e sua comida, a minha paixão! Nos meus 3 anos fora do Brasil, o maior sofrimento foi a saudade do seu tempero que, sem dúvida, é o melhor do mundo... sentia falta do arroz soltinho e do feijão com toicinho... que antes de alimentar o corpo, alimenta o coração!

Sou uma pessoa muito feliz, por ser uma neta criada e mimada pela vovó! =)

Muito mais do que a geleia, queria fazer esta homenagem à ela! Queria lhe dizer, Vovó Zeneida, que o meu amor pela senhora é imenso! De verdade! Eu sou uma neta feliz por tê-la como avó! Obrigada por interceder e orar por mim TODOS OS DIAS DA SUA VIDA! A oração feita pelo justo pode muito em seus efeitos!

Obrigada por tudo!

Sua netinha,

Dani.

sábado, 18 de setembro de 2010

Ainda vou ter uma desta!

Geeeeente, olha que gracinha...Com certeza quem for me visitar na MINHA casa, vai tomar um chazinho e comer dos meus quitutes num cantinho gracioso e especial igualzinho a este!

Não é a minha cara?! =)

Amei de paixão!

Dani

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Charlotte de morango!


Fiquei encantada com esta receita da Palmirinha que a Fabi postou no rainhas do lar. Além de linda, é muito, muito deliciosa. Aproveitei que ainda posso encontrar morango baratinho  e corri para fazer este mimo!
Na minha versão mudei algumas coisinhas, como colocar a base de biscoito que eu adoro!

Você vai precisar de:
-400g de ricota
-1 lata de leite condensado
-1 lata de creme de leite sem soro
-1 colher (sopa) de suco de limão
-rapas de 1 limão
-1 envelope de gelatina incolor e sem sabor
-1 xícara de morangos picados
-biscoito champagne
-1/2 pacote de biscoito maisena e 2 colheres (sopa) de manteiga derretida para a base
-Morangos e geleia de morango para a cobertura. (Já ensinei fazer geleia aqui lembra?)
Como fiz a base e lateral?


Triturei os biscoitos no liquidificador. Coloquei em uma vasilha, acrescentei a manteiga e misturei bem. Com esta farofa mais úmida forrei o fundo de uma forma com fundo removível pequena. Levei ao forno pré-aquecido por uns 7 min.
Cortei os biscoitos champagne ao meio e coloquei-os na lateral fazendo um cercadinho.




Como fiz o recheio?
Em um recipiente, coloquei a ricota, o leite moça, o creme de leite, o suco e raspas de limão, a gelatina hidratada de acordo com a embalagem e misturei com o mixer. Por último juntei os morangos picados e levei à geladeira por uns 10 min**. para endurecer um pouco antes de despejar na forma.

**UMA DICA MUITO IMPORTANTE: Antes de despejar o recheio na forma, é necessário levá-lo à geladeira por alguns minutos para que ele endureça. Se você colocá-lo ainda mole, as bolachas champagne podem subir e ficar 'nadando'. Aí o cercadinho vai para o beleleu!

Feito isto é só levá-la para gelar por no mínimo 3 horas. Desenforme e voilá! Coma sem moderação!!
Se você quiser, pode substituir o morango pela fruta de sua preferência!

Isto sim é felicidade, comadre!!!!!!! Felicita' ....
Beijinhos,
Dani Dani!

sábado, 11 de setembro de 2010

E quem não gosta de pipoca?

Vamos combinar, pipoca é um trem tão besta, mas tão gostoso néam? É o tipo de coisa que é muito difícil parar de comer...enquanto a bacia tá por perto a gente fica beliscando, beliscando...Tem gente, por exemplo eu, que briga come até os caroços queimados...rs

Acho que pipoca salgada todo mundo sabe fazer né?! Espero...rs Mas e pipoca doce, você sabe fazer? Se não, você não precisa mais sair em busca de um pipoqueiro toda vez que quiser comer. Eu te ensino!!!! ;)

Aproveita que o final de semana ainda não acabou, chama ozamigos para uma sessão de cinema em casa e teste esta receitcheenha facinha facinha!

Você vai precisar de:

(Usei como medida uma colher de sopa)

-5 colheres de milho para pipoca

-5 colheres de óleo

-4 1/2 colheres de açúcar

-1 colher de nescau

-3 colheres de água

Como faço?

Coloco todos os ingredientes numa panela, levo ao lume (médio) e mexo até começar estourar (este processo é um pouco demorado). Tampo a panela (claro! rs), desencosto um pouco da chama para não queimar e fico chacoalhando (não muito rápido) até que os estouros comecem a diminuir! Não espero acabar totalmente porque senão queima..

Só isso!

Você pode colocar canela, chocolate do padre ou corante vermelho em pó no lugar do nescau...aí fica a seu gosto!

E rende viu?! Dá uma vasilha média cheeeia!

Fica deliciosamente crocante!

Um mega beijo,

D.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Linguiça assada com tomate, pimentão e batata

Essa receita é genial! Simples, fácil e muito saborosa...Perfeita para um almoço de final de semana ao ar livre!

O preparo é bem rapidinho, questão de 15 min. É só dar uma leve dourada nas linguiças, e enquanto isto, cozinhar as batatinhas com casca e cortar as verduras. Depois 35-40 min. de forno e pronto! Um prato suculento e saudável.

A receita veio daqui. Na minha versão diminuí a quantidade e acrescentei algumas coisinhas.

Você vai precisar de:

-8 linguiças para churrasco (usei bonasa)

-250g de batata bolinha

-2 pimentões amarelos grandes, cortados grosseiramante

-1 cebola roxa, descascada e fatiada em rodelas

-2 tomates maduros, sem sementes, em pedaços graúdos (coloquei alguns tomates cereja tbm)

-2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (Faz a diferença, comadre..o caldinho que se forma é tudo!)

-sal e pimenta do reino moída na hora

-4 dentes de alho

-azeite

-um punhado de folhas manjericão fresco, rasgadas

Preaqueci o forno à 200ºC; aqueci um pouco de azeite numa frigideira grande e dourei as linguiças de todos os lados. Cozinhei as batatas em água fervente e com um pouco de sal por 8 minutos; escorri.
Arrumei as linguiças e as batatas numa assadeira untada com uma pouco de azeite, acrescentei os pimentões, as cebolas, o alho e os tomates. Reguei com o vinagre balsâmico e um pouco de azeite, temperei com sal e pimenta e misturei bem. Levei ao forno por 35-40 minutos (nos primeiros 15 min. com papel laminado) ou até que as linguiças estivessem assadinhas por dentro e a batatas, macias – o tempo de forno depende do tamanho das linguiças.
Na hora de servir, salpiquei com as folhas de manjericão. Servi com arroz branco e só!

Você não tá entendendo o quanto isto é bom...o pimentão docinho (e olha que eu nem curto pimentão), o tomate molinho, a batata macia, a linguiça crocante por fora e suculenta por dentro e o caldinho delicioso por cima do arroz fresquinho....ahhhhhhh comadre..é do céu, do céu!rs

Bjos suculentos,

D.

sábado, 4 de setembro de 2010

Bolo/Cupcake de pamonha


Como prometido, aqui está o cupcake que fiz para o café da manhã da minha mãe!

Mas antes tenho que confessar uma coisinha..rs

#Na verdade, a receita é para um bolo normal (para uma forma redonda média). Só que além disso, enchi algumas forminhas de cupcakes. E deu super certo pois, enchendo metade da forminha, cresceu direitinho! O único segredo foi assá-los separadamente já que, por ser em menor quantidade, o tempo de forno é menor do que um bolo grande, normal. Mas por que eu não assei junto e tirei os cupcakaes antes? Porque se eu abrisse o forno para tirá-los, o bolo grande iria murchar ou solar! Nunca abra o forno antes dos primeiros 30 min!!!

Vou passar a receita do bolo tá?! Se você quiser fazer cupcakes, basta encher as forminhas próprias até a metade e colocá-los dentro de uma forminha de alumínio como já ensinei no final desse post aqui ó. Depois é só assar em forno preaquecido a 180º por 10 min. ou até que passe pelo teste do palito.

(UPDATE: Como algumas pessoas estão tendo dificuldades em fazer este bolo, vou explicar melhor. E agora vou colocar foto do grande)


Para o bolo de pamonha, você vai precisar de:


(Usei como medida um copo de requeijão)

-3 espigas de milho verde grandes (ou 4 pequenas) Encho 3 copos bem cheios
-3 ovos grandes (ou 4 pequenos)
-3/4 copo de óleo
-1 copo de leite (não precisa ser muito cheio, pois o milho verde tem água. Encha o copo até faltar 2 dedos magros ou 1 dedo bem gordinho heheheh)
-1 copo de açúcar
-1 3/4 copo de queijo ralado (queijo curado da feira, aquele que faz pão de queijo)
-3 colheres (sopa) beeeeem cheias de fubá de milho
-1 colher (sopa) de fermento


Como fiz?


1-No liquidificador, coloquei os ovos (tirei a pele da gema), leite e açúcar e bati bem batido.
2- Acrescentei o óleo, milho (os caroços, que cortei com uma faca), o fubá e bati mais um pouquinho.
3-Com o liquidificador ainda ligado, juntei o queijo e bati mais um pouquinho. Por último coloquei o fermento, bati 5 seg para misturar, despejei numa forma untada e enfarinhada e levei para assar, em forno preaquecido, por +/- 40 min, ou até ficar dourado (ele fica bem douradinho) ou passar pelo teste do palito. Como ele é um pouco cremoso, o palito não vai siar totalmente limpo. É normal.

##Diquinhas:
 *Prefiro forma redonda à quadrada (Na quadrada fica solado).
*Eu usei uma forma de 24 cm. não muito cheia
* Sempre sobra um pouco de massa, aí ou eu coloco numa forma pequenininha ou eu encho umas 3 forminhas de cupcake. Mas atenção asse separadamente, pois o tempo de cozimento das forminhas é menor
*Como a massa crua é um pouco mole (não se assuste, ela fica um pouco mole mesmo) para cada cupcake, usei 3 forminhas (uma dentro da outra).
*DEIXO ESFRIAR  PARA DESENFORMAR. Ahh e sempre passo uma faca nas laterais p/ desgrudá-lo.




ESSE BOLO É DELICIOSO..É CREMOSO E MACIO!

Ficou muito confuso?!
Qualquer coisa é só perguntar!!

Bjo bjo,
Dani, Dani!

Café da manhã especial pra Mamãe!


Sábado passado, 28/8, foi o aniversário da minha preciosa mãe! Para mim, minha mãe é tudo! Quem nos conhece sabe o quanto nós somos grudadas e o quanto sou pegajosa com ela rs.., lógico que, de vez em quando, saem umas bregueeeenhas..hehe, mas tudo porque somos muito, muito parecidas caracterialmente (há quem diga que somos parecidas fisicamente tbm, mas eu não acho). Ela é assim meio geniooosa...com a carinha um pouco de brava, mas é uma mulher maravilhosamente incrível... com um coração lindo e gigantesco. Ela é batalhadora e uma das pessoas mais honestas que conheço. Sou sua fã incondicional! E ela, a minha! Então, para demonstrar-lhe a minha gratidão e amor, e comemorar este dia tão especial para minha família, preparei com todo carinho um café da manhã ( na cama) super fofo!
E foi assim....decidi tudo 2 dias antes, e como sou meio dor de barriga - quando decido uma coisa tenho que fazer na hora- corri para comprar as coisas que precisava.



Comprei a bandeja branca, a cremeirinha (com café) e as colheres para molho (com manteiga e requeijão) na TOK&STOK. A cocotte vermelha (com ovos mexidos) e tigelinha vermelha( com morangos), a taça (com suco de laranja), a cestinha de pães, a xícara e os pratinhos, já tinha em casa!
Para colocar o cartãozinho com palavras carinhosas, comprei , numa lojinha de 1.99, várias florzinhas de acrílico (que vão servir , numa futura festinha, para colocar plaquinhas identificando os nomes dos pratos)


Para comer, preparei ovos mexidos com bacon, tomate e abobrinha, cupcake de pamonha, morangos picados e geleia de morangos que já ensinei aqui.. Comprei pães (delícia, italiano e francês), tortinha caipira, muçarela, peito de peru light e presunto crú. E coloquei manteiga e requeijão nas colheres para molho (ou colheres multifuncionais).
##Uma diquinha: Para servir os pães fresquinhos e quentinhos, comprei-os na noite anterior, congelei-os já fatiados e de manhã, assei-os por alguns min. em forno preaquecido.

Para beber, fiz café e suco de laranja....

Para enfeitar, comprei begonias e coloquei dentro de uma garrafinha de vidro. Fiz lacinhos, decorei o cupcake com uma fita xadrez e pendurei 'estrelas' de carambola na taça de suco.

Como sou um pessoa legal, vou passar tooodas as receitinhas para vocês, tá!!! ;)
Vou passar a receita dos ovos mexidos agora e a do cupcake de pamonha, no proximo post, tá bom?!!! Então vamos lá...


Para os meus ovos mexidos você vai precisar de: =)
-2 ovos
-1/2 abobrinha picada (cortei em fatias e depois ao meio)
-Quanto baste de bacon magro picado
-1 tomate italiano (aqueles compridinhos..que são menos ácidos) sem sementes e picado
-3 fatias de queijo muçarela cortadas grosseiramente
-1 colher de manteiga e um fiozinho de azeite.
-Tempero pronto e pimenta do reino a gosto
Como faço:
Frito o bacon na sua gordura e reservo. Na mesma panela, com um fiozinho de azeite + manteiga e tempero pronto, refogo a abobrinha até ela murchar. Acrescento o tomate, volto o bacon pra panela, acrescento os ovos, deixo cozinhar um pouquinho e mexo vigorosamente até ele ficar bem fritinho (mas se você gostar, pode deixar mais molinho e molhadinho). Por último, coloco o queijo e deixo derreter.


Fui dormir às 4 da manhã separando e preparando tudo (a ansiedade tbm contribuiu para a vigília..rs) e acordei às 7 para terminar de fazer o resto. Fui acordá-la como um zumbi...hehehe!! Mas tudo vale a pena para ver minha família feliz! Quando o amor é verdadeiro, o sacrifício não doi!!!!!!
Tudo bem que ela estava bêbada de sono também..rs, mas ELA AMOU! FICOU EMOCIONADA! E o melhor...FEZ UMA FILHA FELIZ!!=)

Agradeço a Deus pelo privilégio de ser filha de uma mãe tão preciosa!

Uma filha e irmã apaixonada,
Dani.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Gelado de Melancia

Depois do arroz e feijão, a melancia é um item que nunca, nunca falta aqui em casa. Minha mãe é viciada, por isso compra tooooda semana na feira.

Como melancia é uma fruta que amadurece muito rápido, temos sempre que inventar alguma coisa pra não deixar a dita cuja estragar..seja suco, saladas ou sobremesa..tudo fica gostoso com melancia..(bem, nós gostamos!rs)

É por isso e para provar que nem só de morango vive este blog, hoje trouxe uma receitinha ridiculamente fácil, cremosa e refrescante....

Você vai precisar de:

-1 kg de melancia

-1 envelope de gelatina sem sabor

-1 colher (sopa) de suco de limão

-1 caixinha de creme de leite

-1 lata de leite condensado

Como eu fiz?

1-Dissolvi a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.

2-No liquidificador, bati a polpa da melacia para obter 1 litro de suco.

3-Acrescentei a gelatina, o suco limão e o leite condensado e bati bem.

4-Por último, incorporei , delicadamente, o creme de leite, coloquei em taças grandes e pequenas e levei para gelar.

Rendimento: 3 tacinhas e 4 taças grandes.

Receita inspirada no M de Mulher

Beijo sabor melancia,

D.