Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pão de Batata

Domingão maravilhoso de sol e eu de repouso em casa com a boca costurada... o que fazer pra não entrar em depressão? Eu escolhi fazer pão! =P
Esta receita é da minha querida tia Selma. É maravilhosa e fácil de se fazer. O pão fica fofinho... perfeito com aqueeeela manteiguinha derretendo e uma xícara de café. (No meu caso, chocolate quente)!
Você vai precisar de:
(medida: copo de requeijão)
-1 1/2 kg de farinha de trigo peneirada (usei somente 1 kg e 200g, mas isso depende)
-1 copo (cheio) de leite morno
-2 colheres (sopa) de margarina
-1/2 copo de óleo
-4 ovos
-12 colheres (sopa rasa) de açúcar
-3 tabletes (15g cada) de fermento fresco (ou 1 1/2 pacote de fermento seco instantâneo. Eu gosto da fleischmann)
-1 pitadona de sal
-3 batatas médias cozidas (cozinha com casca e depois de cozida, descasca)


Como fiz?
-Bati no liquidificador : as batatas (sem casca) ainda quente e amassada, os ovos, a margarina, o sal, o açúcar, o fermento, o leite e o óleo (coloquei nesta ordem). Bati beeeem batidinho para não ficar com cheiro de ovo.
-Despejei esta mistura numa bacia grande e fui incorporando a farinha aos poucos, comecei mexendo com uma colher de pau e terminei amassando/sovando com as mãos. Quando a massa começar a desgrudar da bacia está bom. Cuidado para não colocar muita farinha.
-Cobri a bacia com um pano e deixei descansar por 40min/1 hora (no sol das 17h).

UPDATE:
Se você tiver uma batedeira que também sova massa, você pode fazer assim: misture, com uma colher, todos os ingredientes na tigela da batedeira, ligue na velocidade 2 e comece a colocar a farinha aos poucos. Eu coloco só 1kg de farinha e deixo misturar bem. Uns 5 minutos. Depois jogo um pouco de farinha de trigo numa bancada e trabalho/sovo bem a massa com  as mãos. Ela ainda estará pegajosa, então vou colocando o restante da farinha e sovando... Até desgrudar das mãos.   Pode ser que não leve a farinha toda.
Depois é só cobrir com um pano e deixar crescer por 40min/1hora num lugar quente.
Dica: coloque uma bolinha de massa dentro de um copo com água. Quando a bolinha subir, a massa que estava descansando já estará pronta. 
Olha como a minha massa cresceu..o dia quente e ensolarado ajudou!

Depois disso é só moldar. Você pode fazer bolinhas recheadas (gosto de colocar queijo meia cura ou requeijão), tranças ( pequena ou grande)... do jeito que você quiser! Só não se esqueça de deixar espaço na forma porque cresce, viu? Depois de moldar, deixe descansando mais um pouco (uns 20-30min) e depois é só levar ao forno preaquecido (180º) até dourar. Ahhh... não precisa untar a forma. E eu não gosto de pincelar com gema, acho que fica com cheiro de ovo.


Para fazer a trança, basta pegar 3 pedacinhos, enrolar como minhoquinha (todas do mesmo tamanho), grudar as pontas e trançar normalmente.


Não ficaram lindos? E posso garantir que ficaram deliciosos também!

Meu domingo acabou bem, muuuuito bem!
Bjo, meus amores,
Dani

12 comentários:

Juliana Caroba disse...

Ai que delícia amigaaa! Ele bem quentinho com uma manteiguinha...hummmm... Eu quero!!! O dia q vc fizer na sua casa de novo, eu vou lá só pra comer o pãozinho...hehe
Bjosss minha super hiper ultra mega blaster fifa world cup cozinheira...hehe

Kelly disse...

O meu prefeido é pão de batata... Adorooo mesmo.. Ficaram lindos, deu até vontade de comer.. Vou guardar a receita, quem sabe eu me arrisco no fds...

Paty Lenny disse...

Nossa, amei a receita. Vou tentar lá em casa. Deixa eu te perguntar uma coisa? Você sabe como faço se quiser rechear esse pão? Já comi uns assim com queijo, requeijão e até com frango. Huumm, tão bom!
Pode mandar pro patylenny@gmail.com.

Obrigada.

Fla disse...

Pão de batata é tudo né?
Eu amo!
Bjs

Mariana Ferraz disse...

Oi Dani! Conheci o seu blog por acaso e fiquei bastante feliz em saber que vc tb é de Brasília! Achei linda a festa do seu irmão e saber que mtas das coisas vc comprou no Taguacenter me deixou super alegre! Quero fazer uma festinha p/ o niver da minha mãe e quero pegar umas diquinhas! Os comes e bebes deram p/ todo mundo? Vc que ia repondo as comidas? Qntos centos de salgadinhos vc comprou? Poderia me passar as quantidades?

Seu blog ja está nos meus favoritos! Vc é uma gracinha e espero q melhore rapidinho dos sisos (ou cisos... nunca sei qual o certo! rs)

Beijinho!

Mariana Ferraz disse...

Ah! Meu e-mail é: mariucb@gmail.com

Beijãooo!

Danielle disse...

Júuu...amiga vc ta tão sumida daqui.. Gosto tanto qnd vc comenta.. qnd eu fizer se novo levo uns pra vc viu...bjo de amor!

Danielle disse...

Kelly! Qnd vc fizer vem aqui me contar..promete?! Bjooooooooooo

Danielle disse...

Fla.. tava com saudade! Quem bom que a senhora apareceu!:) Bjo

Danielle disse...

Patyyyy... vc pode colocar o recheio que vc gostar.. queijo curado, requeijão, frango, calabresa, presunto, tomate+queijo+oregano...
Com as bolinhas moldadas, faça um furo no meio, coloque o recheio e feche moldando novamente.. expliquei direitinho? rs

Faz e vem aqui me dizer, viu.. bjo carinhoso

Danielle disse...

Mariana! Tudo bem, minha flor?! Seja bem, alias, ótima vinda viu...rs

Eu amo o taguacenter.. pena que agora ando sem tempo pra bater perna lá..
Pra festinha do meu irmão, comprei tudo lá.. as garrafinhas, as bolas, as fitas e gueri-gueris,rs os tubos de ensaio..tudo! E saiu super em conta..

Não me lembro muito as quantidades.. mas vou te passar por email o que eu lembrar..viu..

Vc já tem um tema?

Bjo e aguarde meu email..

Fica com Deus

Mariana Ferraz disse...

Dani, obrigadaa! =* =*

Então, escolhi hoje o tema! Será uma festa Havaiana! =D
Estarei aguardando seu e-mail viu?

Beijaoooo