Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

domingo, 6 de março de 2011

Ahhhh la crème brûlée...

Geenteeeee! Estou de volta! Desculpe o sumiço, mas desde que cheguei do Perú não parei. Muito trabalho, as minhas aulas de francês começaram... tenho chegado em casa um caco!

Enquanto o post com todos os detalhes da viagem não chega, vou postar uma sobremesa pela qual sou APAIXONADA... depois do croissant, esta é uma das melhores lembranças que trago da frança... Quer me fazer feliz? Leve-me a Paris pra comer uma crème brûlée.. ;) Tô querendo demais? rs

Tá, como sei que comer crème brûlée láaaaa em Paris é um pouco mais difícil, resolvi fazer e comer aqui mesmo :) Esta receita deliciosa é do Chef Erick Jacquin, do restaurante Brasserie de São Paulo. É fácil de fazer, porém para se obter um resultado perfeito, com aquela casquinha crocante de açúcar, é preciso um maçarico culinário.

Você vai precisar de:

  • 6 gemas
  • 75 g de açúcar
  • 1/2 fava de baunilha (usei colher de chá cheia de essência )
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • Açúcar cristal para caramelar

Como fazer:

Numa tigela, junte as gemas e o açúcar e bata com um fuê até obter um creme espesso e claro. Corte a baunilha ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementinhas para dentro da tigela (nesta hora usei a essência). Junte o creme de leite, mexa bem e reserve. Despeje o creme em ramequins (aquelas forminhas brancas de porcelana que podem ir ao forno) e os distribua em uma assadeira grande (com água fervente até a metade para assar em banho-maria). Leve ao forno preaquecido a 175º por mais ou menos 50 min. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira até terminar de firmar. Salpique com açúcar cristal, formando uma camada fina, e caramelize com um maçarico. Sirva em seguida.

Olhem ele aqui, o meu fofo maçarico!

:

Com ele é possível fazer um monte de coisas... pelar tomate e pimentão, gratinar, dourar marshmallow e muito mais. Este bichinho é 10!

Espero que tenham gostado!

Um super beijo de saudade,

Dani!!!!

3 comentários:

Juliana Caroba disse...

Delíciaaaa...
Vamos fazer esse no nosso jantarzinho amiga?

Danielle disse...

Estou pensando numa coisa muito mais legal..rs Vou amadurecer a ideia e te falo..heheh Te amo

Julianna Basilio disse...

Dani, e se não tiver maçarico ??