Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lasanha de abobrinha

Eu amo lasanha, mas, particularmente, acho uma massa pesada. E se penso nos outros ingredientes então..queijos, molho vermelho, branco...aí a consciência pesa! E olha que eu sou uma pessoa magra (tá bom, relativamente magra), massss..os 20 e poucos anos já estão passando..e a flacidez e gordurinhas desgramadas, chegando. Foi pensando nisto(pensei pouco, pra falar a verdade, rs) e no fato que adooooooro abobrinha, é que juntei o útil ao agradável. Tá, a abobrinha aqui não transformou a lasanha em um prato mega light e saudável, mas que o deixou mais leve, deixou. Fora que é uma boa oportunidade pra comer verdura! O pessoal aqui de casa amou!

Como fiz?

1-Cortei umas 4 abobrinhas em lâminas( no sentido do comprimento) e as grelhei, numa frigideira com um pouquinho de azeite, para deixá-las mais macias.

2-Fiz um molho à bolonhesa bem básico. Numa panela com um fio de azeite bem quente, refoguei a carne(sem tempero, sem nada) bem refogadinha. Depois acrescentei um cebola pequena picada, alho, sal, pimenta do reino e uma colher de manteiga( gosto de colocar os temperos no final) e refoguei mais um pouco.Por último, coloquei 4 tomates sem pele e sem sementes e um pouco de molho pronto (fui de pomarola) e deixei apurar.

3-Fiz também um molho branco, porque lasanha que se preze tem que ter um molhinho branco bem feito, sem gosto de farinha de trigo e sem cara de mingau, faz favor!!! Eu faço assim: Refogo meia cebola bem picadinha(melhor se for processada) em um pouco de manteiga(2 colheres ), vou acrescentando, aos poucos, 2 colheres de sopa de farinha de trigo e deixando que ela vire uma 'pastinha' e 'frite' na manteiga. Aí, vou colocando 2 xícaras de leite, pouco a pouco..mexendo bem para não empelotar, até ficar grossinho. No final, tempero com sal e pimenta branca moída na hora e coloco um pouco de creme de leite.

Agora é só partir para a montagem:

Coloco só um pouquinho do molho vemelho(à bolonhesa) para untar a travessa. Aí vem a abobrinha, o molho vermelho, o queijo cheddar e o molho branco. A abobrinha de novo, o molho vermelho, o queijo(nesta camada coloquei o muçarela), o molho branco....Por último a abobrinha, o resto do molho branco e queijo parmesão ralado. Forno até ficar douradinho.

E voilá, bon appetit!!!

Com amor,

Dani!

*Receita inspirada no "Cozinha da Fabi.

Um comentário:

Márcia disse...

Delícia!!! Amo abobrinha...parabéns Daninha