Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

domingo, 15 de agosto de 2010

Fusilli com brócolis, tomatinho cereja e alho

Na minha temporada de 2 anos na Itália, tive a oportunidade de aprender como se faz um vero piatto di pasta, ou um verdadeiro prato de massa. Diferente do que muitas pessoas pensam, lá o macarrão não é afogado no sugo (molho) pra ser pescado não. Tem molho? váaaaaaarios, infinitos, mas os italianos gostam de molhos mais enxutos..até o ragù (molho à bolonhesa) é mais enxutinho. Às vezes, nem precisa de muita coisa, só um bom azeite ou um bom burro (manteiga) e queijo parmesão já são o suficiente.

A massa fica melhor quando cozida com sal grosso...e tem que estar al dente, ou seja, cozida, porém firme. É importante saber também que, quando a massa é retirada da água, ela continua cozinhando, por isto, é necessário passá-la pela água fria para cortar o seu cozimento. Além disto, é bom jogar um fiozinho de azeite para que ela não grude e não resseque.

Gostaram das dicas?! Mas chega de aulinha por hoje neamm?! E vamos ao que interessa..rs! Na medida em que eu for postando, vou passando o que aprendi na terra da tarantela!

A massa que trago hoje é uma das minhas preferidas. É simples, saudável e muito, muito gostosa!

Você vai precisar de:

-Fusilli (parafuso)

-Brócolis

-Alguns tomatinhos cereja cortados ao meio

-Baaaaastante alho cortado grosseiramente

-Bastante azeite

-Um pouquinho de nada de manteiga

-Sal a gosto

-Queijo parmesão dos bons!

Como faço?

Separo os galhinhos do brócolis e deixo uns minutinhos de molho em um pouco de água com uma colher de sopa de vinagre. Depois enxáguo um por um, verificando se não tem sujeira ou lagarta (tenho trauma, pois já encontrei uma no prato..rs) e levo ao lume, numa panela com água salgada até que fique beeeeem cozido, quase mole. Acrescento então o fusilli (sem retirar o brócolis), para que ele cozinhe na mesma água e absorva os nutrientes. Quando al dente, e o brócolis bem mole (este é o segredo), passo tudo por um escorredor, água fria e reservo.

Numa frigideira wok, esquento o azeite(muito!) + manteiga com o alho(muito!), deixo um minutinho pra que o azeite pegue gosto, acrescento os tomatinhos, o fusilli + brócolis e por último, um punhado generoso de queijo parmesão. Misturo tudo para 'amalgamar' e sirvo.

Na hora de servir, ralo mais parmesão e deixo a gosto de cada um.

É isso...

Buon appetito, cari!

Con amore,

Dani

Um comentário:

Fla disse...

Beleza de pasta!
=)
Bjs