Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Camarão na Moranga

Quando fiz camarão na moranga pela primeira vez, me tornei uma pessoa 'cozinheira' muito mais feliz! rs Antes eu olhava este prato e achava a coisa mais chique do mundo e mais difícil também. Na minha cabeça, se eu conseguisse fazê-lo já estaria no nível avançado...hehehe! Chef prateleira de cima! =)

Quando comecei a preparar, levei até um susto de tão fácil que é o preparo! Geeeente, eu acho o mundo gastronômico mágico, porque você vai descobrindo, aprendendo.. e tudo se torna tão legal, tão simples! E muitas vezes, o que parece um monstro, no fundo é algo tão fácil e muito prazeroso. Basta fazer com carinho e dedicação!! Vou contar um segredo...além de colocar o sazón do amor..rs, eu sempre oro para Deus abençoar minhas mãos e o prato que estou fazendo; o peço até para acampar seus anjos no forno e cuidar dos meus bolos..hehehe..(Ele não os colocou na fornalha com os amigos de Daniel da bíblia? Pois é..rs) E seeeeempre dá certo! Deus cuida de nós nos míiiinimos detalhes!

Então...eu falo e viajo demais neamm?!! E olha que não cheirei nenhum baygon...rs

Mas vamos a receita:

Você vai precisar de:

-Uma moranga linda e carnuda

Molho:

-1 kg de camarão para molho (camarão médio)

-1 colher (sopa) de manteiga

-3 colheres (sopa) de azeite

-1 cebola picada

-2 tabletes de caldo de galinha (prefiro este ao de peixe ou camarão)

-3 tomates sem pele e sem sementes picadinhos (para retirar a pele basta fazer, com uma faca, uma cruz nas extremidades, colocá-los na água fervente por uns segundos e depois na água gelada)

-1 1/2 copo de requeijão (se você gostar, pode colocar catupiry também).

-1 colher (sopa) de farinha de trigo (eu não gosto muito de usá-la, só uso se o camarão for congelado e soltar muita água..ela serve pra engrossar um pouco o caldo).

- Sal, pimenta calabresa e cebolinha a gosto.

MORANGA:

Como faço?

1- Em uma panela grande, que caiba a moranga, coloco água (uns 5 dedos) e deixo esquentar (colocá-la na água já quente ajuda a manter sua cor). Enquanto isto..

2-Com uma faca, retiro a tampa da moranga e a seguir, as sementes e os fiapos ( com auxílio de uma colher).

3- Lavo para retirar todo resquício de semente, a coloco na panela com a abertura para baixo e deixo cozinhado por +/- 40 min, ou até que ela esteja fofa e macia por fora (ao triscá-la o dedo quase afunda). Enquanto ela cozinha, preparo o molho...

4-Quando cozida, retiro da água (com a ajuda de 2 colheres grandes, para não me queimar) e a coloco sobre um tabuleiro. Para dar brilho, umedeço um pedaço de papel toalha com azeite e passo nela toda.

MOLHO:

Como faço?

1-Em uma panela, refogo a cebola na manteiga + azeite. Quando murcha, acrescento o caldo knorr, espero dissolver e junto o tomate picado e a pimenta.

2-Acrescento o camarão e deixo cozinhar só um pouquinho para ele não ficar borrachudo. Nessa hora, se criar muita água, coloco a farinha de trigo dissolvida num pouco de leite.

3-Por último, coloco o cheiro verde e o requeijão.

Com carinho, despejo o molho na moranga e sirvo com arroz quentinho.

Esta receita serve 5 pessoas.

Dica: não espere um dia especial para fazer um prato bonito..todo dia é especial. Nossa família e amigos merecem!

Beijos com amor,

Dani

8 comentários:

Fla disse...

Choquei!
Que lindo que fica, e realmente não é difícil de fazer não.
Adorei.
Beijos

Adriana disse...

Bom Dia Dani,

Amei essa receita de Camarão na Moranga,também achei que era muito dificil fazer essa receita,mas depois que vc disse que não é vou tentar me arriscar...rs,mas quero começar mesmo fazendo Petit Gateau,menina,AMO esse bolinho com creminho(essa maravilha deliciosa de Deus)rsrs palavras suas que endosso.Só uma perguntinha,qual forminha vc usou pra fazer os petits?To amando cada dia mais esse blog,já tá até nos meu favoritos,tenho que espiar todo dia,já virou obrigação.Bjs querida e que Deus te abençoe e continue te dando tanta disposição e criatividade nesse cantinho tão lindo e na sua vida pessoal tbm...Tudo de Bom!

GRA disse...

ARRIÉGUAAAAAAA...MEU SONHO ERA TER COMIDO ESSE PRATO!!!!!

Danielle disse...

Flá! Além de impressionar, este prato é uma delícia ne? Camarão é o que há!

DRÍ! Vc vai ficar apaixonada pelo petit gateau assim como eu fiquei! Ele é tudibom.com!rs Eu usei as forminhas com fundo removível..aquelas que parem com forminha de pao de mel, só que maior (na verdade, a moça da loja falou que era forminha de pão de mel e petit gateau rs)Faça, flor..e venha me contar..
Bjo e fique com Jesus

Danielle disse...

Gra...ai amiga, fico tão feliz com vc aqui!! Só assim te tenho mais perto..rs (olha a chantagem emocional...rs)
te amo

karoliny disse...

Ai, Deu vontade de fazer esse!

vou tentar depois falo se ficou tão bonito ,igual o da foto! RS

Chris disse...

Dani!! Amo essa receita!!! Deu água na boca!!! Parabéns pelo blog: ótimas dicas. Vou passar o link pra minha irmã: ela adora cozinhar tb, e eu adoro comer :)
Que Deus continue te inspirando!!
Bjão

Danielle disse...

Chris!! Que bom te ver por aqui!Seja sempre bem vinda...E OBRIGADA PELO CARINHO...Fique com Deus..